O Controle Emocional do Investidor

FUD – Medo, Incerteza e Dúvida. Uma Estratégia Forte Que Usa O Seu Medo.

Nas últimas semanas, o mercado cripto vem sendo bombardeado com notícias que geram o famoso FUD.

FUD é uma expressão em inglês que significa “Fear, Uncertainty and Doubt. Na tradução para o português: Medo, Incerteza e Dúvida.

Essa é uma técnica muito “manjada” dentro do mercado, só que para os mais novos investidores de criptomoedas isso pode ocasionar um baita prejuízo no investimento.

O FUD vai muito além de uma disseminação de notícias negativas. Na verdade, é uma estratégia.

Essa estratégia se aproveita da desinformação, do medo e do pânico dos novos investidores. Ou seja, existe uma intenção por trás disso.

Quando esses investidores se deparam com esse sensacionalismo todo e não possuem ainda o conhecimento necessário, mudam totalmente o que tinham planejado ao iniciar o investimento. Ou seja, se compraram a Criptomoeda em um valor mais elevado, acabam se desfazendo dela durante uma desvalorização, causando prejuízo no investimento e mais desvalorização ainda para o criptoativo, porque essa desvalorização toda se dá pelo despejo causado pelo pânico em massa de investidores iniciantes.

As notícias que geram FUD podem ser: Informações falsas que ocasionam a desvalorização do criptoativo; críticas de bancos centrais às Criptomoedas; notícias sobre “bolha” e que a qualquer momento essa “bolha” vai estourar, sendo impossível continuar ganhando dinheiro com esse tipo de investimento; notícias sobre o “fim” de uma determinada Criptomoeda; regulamentações por parte de governos e proibição, entre tantas outras que surgem todos os anos.

Vamos ver alguns exemplos de FUD que impactaram o Bitcoin nas últimas semanas:

Logo após a notícia, vemos o resultado:

Bitcoin com -20.69% de desvalorização. 

Um outro exemplo:

Então o que acontece quando os investidores iniciantes reagem à notícia:

Bitcoin com -31,17% de desvalorização.

Um outro exemplo de FUD em um veículo de comunicação:

FUD realizado com sucesso! A idéia é sempre a mesma: causar pânico nos investidores.

Evite o FUD

O conhecimento vai ser a principal arma para driblar o FUD. Pesquise e estude bastante antes de acreditar em qualquer informação que recebe.

Procure sempre acompanhar canais sérios, que realmente demonstrem amplo conhecimento sobre investimento cripto, não só para não cair no FUD, mas também para aprender sobre o mercado (volatilidade, compra e venda, entre tantos outros fatores.).

Use o FUD ao seu favor!

Seja antifrágil! Use essas situações improváveis e imprevisíveis para crescer nos investimentos.

A melhor hora para adquirir criptomoedas é quando todos os outros investidores estão se desfazendo. Principalmente, quando falamos da principal Criptomoeda: o Bitcoin.

Você vai identificar que, não só o Bitcoin, mas as Altcoins também estão em patamares de preço muito abaixo do que se encontravam. Portanto, aproveite a oportunidade e diversifique a sua carteira de Criptomoedas.

2 thoughts on “O Controle Emocional do Investidor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *