Entenda as diferenças entre esses dois métodos de investimento e escolha o método mais adequado ao seu perfil.
Todo o investidor que deseja se arriscar no mundo dos investimentos deve ter pleno entendimento sobre esse assunto. O mercado de criptomoedas possui semelhanças com o mercado tradicional, porém fugindo dos padrões convencionais ele traz consigo grandes diferenças que distinguem esses dois mercados e interferem na decisão de onde aplicar seu dinheiro.
Para cada investidor cabe um perfil que define seu método de agir no mercado, por isso é importante descobrir em qual perfil você se encaixa e isso lhe mostrará o melhor caminho a seguir atendendo suas expectativas. Vamos explicar um pouco melhor sobre os três tipos de investidores:
Esses 3 tipos de investidores possuem métodos divergentes de aplicar seu dinheiro.
O perfil de investidor conservador é aquele que está começando a investir, por isso começa a aplicar seu dinheiro em produtos de baixo risco, ele não tolera as percas então busca sempre proteção em suas operações.
O perfil de investidor moderado é aquele que tolera um pouco mais de risco. Age com estratégia e aceita perdas controladas e menos liquidez para conquistar uma rentabilidade maior.
Diferente dos outros perfis, o perfil de investidor agressivo são pessoas que conhecem o mercado financeiro e as características dos ativos. Para eles, a prioridade é aumentar o patrimônio a longo prazo, então assumem os maiores riscos para conseguir lucrar ao máximo.
Após descobrir a qual perfil de investidor você pertence, é importante entender um pouco sobre o funcionamento e as diferenças entre o mercado de criptomoedas e o mercado convencional para que chegue à decisão final.
Diferenças entre os dois mercados
Descentralização:
Mercado Cripto
Diferente do método tradicional de investimento, o mercado das criptos não depende de uma instituição para funcionar. O investidor tem autonomia em suas negociações.
Mercado Convencional
Dependem de regulamentações ordenadas pelo estado e precisam de um banco central e instituições pra funcionar.
O Horário de funcionamento:
Mercado Cripto
No mercado das criptomoedas não há uma hora de funcionamento definida, os investidores tem liberdade para escolher o horário que desejam para as negociações, já que esse mercado funciona 24 horas por dia, 7 dias da semana e faz possui conexões com o mundo inteiro.
Mercado Convencional
Possui um horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h que defini o horário de abertura e fechamento do pregão.
Segurança:
Mercado Cripto
Utilizada como método de segurança no mundo dos ativos digitais, a blockchain é uma cadeia de blocos que funciona como um “banco de dados”. Nela ficam registrados para sempre todos os dados e informações de todas as operações realizadas.
Mercado Convencional
O mercado de investimento tradicional possui métodos seguros, porém já sofreram ataques de hacker, como por exemplo um ataque realizado em 2011 na bolsa de valores de Nova York, onde o grupo hacker Anonymous invadiu o site deixando-o lento por alguns minutos.
Semelhanças entre os dois mercados:
Podemos citar alguns pontos em que o mercado tradicional e o mercado das criptos se assemelham, como:
Os riscos: Presente nesses dois mercados, o risco está sempre presente já que a volatilidade de ambos é constante, por isso é necessário que o investidor estude e saiba analisar e interpretar os gráficos, evitando assim perdas indesejáveis.
A volatilidade: A volatilidade é algo preocupante entre os investidores, falando em criptomoedas esse assunto causa um certo temor ao pensar em investir nesse tipo de mercado, porém assim como o mercado das criptos, o mercado convencional também tende a sofrer com a volatilidade já que as mudanças de preços são eminentes. Entenda o mercado e saiba a hora de agir, não tenha medo da variação dos valores, já que essa pode lhe gerar grandes lucros.
Investimento inicial baixo: Poucos sabem, mas para adentrar no mundo dos investimentos não é preciso começar aplicando um elevado valor, os valores para um ponta pé inicial varia conforme o método escolhido já que possuem funcionamentos diferentes que atendem a necessidade de seu cliente, podendo chegar a um valor mínimo de R$100,00 e no caso das criptos de R$ 25,00.
Importante ressaltar que em todos os investimentos é necessário que o investidor tenha paciência e estratégia, não saia fazendo negócio se não tem pleno conhecimento de onde está se inserindo, isso pode lhe resultar em
desagradáveis experiências. Conheça o mercado e saiba quando agir, o sucesso só depende de você!