O conceito de Frase-semente diz respeito à uma sequência específica de 12, 18 ou 24 palavras simples, e em inglês, que são utilizadas para acessar e tornar mais segura a sua carteira de criptomoedas. 

Frequentemente, você poderá ouvir os termos “semente mnemônica”, ou “frase mnemônica”, usados para descrever a mesma ideia, porém alguns acreditam que tais termos não são condizentes, pois implicam que a frase precisa ser memorizada, o que não é necessariamente verdade. 

As Frases-semente fornecem aos seus usuários uma forma mais fácil e prática de realizar o backup de suas carteiras. Se você já usou uma carteira anteriormente, provavelmente foi solicitado a escrever de 12 a 24 palavras aleatórias, como essas: 

water essence soon toast road announce burger student medal wrong spoil plain 

Se por acaso você perder o acesso à sua carteira, ela pode ser carregada em qualquer carteira compatível com BIP39 para recuperar seus fundos. Existem 2.048 possibilidades na lista de palavras da rede BIP39, o que significa que uma sequência de 12 palavras teria 128 bits de segurança. Portanto, um invasor precisaria realizar 2.128 operações para adivinhar uma semente de 12 palavras. Pode parecer um número pequeno, mas certamente não é. Mesmo para criminosos dotados com recursos de ponta, é praticamente inviável decifrar quais são e a ordem dessas palavras. Quanto mais longa a semente, mais segura ela é. 

As Frases-semente – ao contrário das chaves privadas – deixam menos espaço para erro humano quando se trata de backups, pois são mais fáceis de gravar e transmitir. Com uma única semente, o usuário pode criar um número aparentemente infinito de endereços de recebimento.